sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

INE confirma crescimento de 1,6% no PIB – 3º trimestre 2016

O INE confirma crescimento de 1,6% no PIB relativo ao 3º trimestre 2016 quando comparado com o período homólogo. Os dados provisórios a 60 dias confirmam a estimativa rápida a 45 dias: o PIB está em aceleração.
Esta aceleração é visível na variação homóloga que passou de 0,9% para 1,6% nos últmos dois trimestres conhecidos face aos comparáveis de 2015, mas é também constatável na variação em cadeia que acelerou de 0,3% entre o 1º e o 2º trimestr de 2016 para 0,8% entre o 2º e o 3º trimestres de 2016.

Porque cresceu o PIB:


O INE destaca que o PIB cresceu pela conjugação de dois contributos essenciais. Por um lado o aumento do contributo da procura externa líquida, que passou de 0,1 pontos percentuais para 0,7 entre o 2º e o 3º trimestre (fruto da aceleração nas exportações superior à das importações). Por outro lado, a própria procura interna, motor mais frequente do crescimento do PIB nos trimestres mais recentes, também acelerou ligeiramente (de 0,8 para 0,9 pontos percentuais) como consequência de um consumo privado mais dinâmico. Ao efeito combinado destas duas parcelas junta-se, em sentido contrário, uma diminuição mais acentuada do investimento, penalizado pela quebra na variação de existências e por uma recuperação lenta do investimento em máquinas e equipamentos.





Sem comentários:

Enviar um comentário