A Google apresenta esta segunda-feira o Atelier Digital, uma plataforma que pretende ajudar os portugueses a adquirir competências digitais.
Os cursos do projecto serão ministrados numa primeira fase "online" e, a partir do início de 2017, terão também uma vertente presencial. Setúbal, Leiria e Aveiro vão ser primeiras cidades a receber estas sessões de formação.
O Atelier Digital é gratuito e podem-se inscrever pessoas com ou sem grau académico, empregados ou desempregados. Segundo a Google, não há um número limite de pessoas.
A formação "online" terá 23 módulos que cobrem diferentes áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa, email, redes sociais, redes "display", vídeo, comércio electrónico e análise de dados.
“A economia digital é uma oportunidade fantástica de crescimento económico e de criação de emprego. Portugal, em boa hora, está a seguir um excelente rumo ao incentivar o empreendedorismo e a economia digital”, diz à RenascençaFrancisco Ruiz, director de Assuntos Institucionais da Google Portugal e Espanha, acrescentando que este é um projecto particularmente dirigido aos países que, tal como Portugal, têm uma elevada taxa de desemprego jovem.
Francisco Ruiz revela que a experiência já foi implementada noutros países. Em Espanha, por exemplo, há 600 mil jovens a frequentar estas formações e 120 mil já têm o certificado de formação passado.
O desenvolvimento das competências digitais na Europa foi estabelecido como uma das grandes prioridades económicas e sociais da União Europeia. De acordo com a Comissão Europeia, vão surgir, nos próximos anos mais de 820 mil vagas em competências digitais e as empresas com maior probabilidade de sucesso e crescimento serão aquelas que possuam competências digitais.
Sem comentários:
Enviar um comentário