quinta-feira, 21 de abril de 2016

Já entregou o IRS? Reembolsos começam terça-feira

Os reembolsos de IRS dos contribuintes que entregaram as declarações nos primeiros dias de Abril chegam já na próxima semana.
A Autoridade Tributária começa a proceder à transferência dos reembolsos do IRS na próxima semana. "Os primeiros reembolsos serão efectuados dentro dos 25 dias a partir da data da primeira entrega de declarações, à semelhança de anos anteriores. Não se verificam assim razões para atrasos no pagamento dos restantes reembolsos", apurou o Económico junto do ministério das Finanças.
O prazo indicativo de 20 dias para proceder à emissão dos reembolsos foi lançado pela primeira vez quando Teixeira dos Santos tutelava o Ministério das Finanças e tem-se mantido desde então. Este prazo não abrange as declarações que apresentem divergências ou os contribuintes com dívidas fiscais, já que o reembolso será canalizado para o pagamento da dívida. 
Segundo dados disponibilizados ao Económico pelas Finanças, os trabalhadores dependentes e os pensionistas estão a utilizar cada vez mais a internet para entregar as declarações do IRS. Desde o dia 1 de Abril, foram submetidas pelo Portal das Finanças 1.811.712 declarações, mais 151.988 do que no período homólogo do ano passado.
Por outro lado, foram entregues este ano 125.055 declarações em papel, ou seja, menos 27.449 que no mesmo período de 2015. Uma quebra que pode ser explicada pela importância no recurso ao Portal das Finanças, a partir de 2015, onde os contribuintes têm de registar todas as despesas para poderem beneficiar das deduções à colecta.
A primeira fase de entrega das declarações de IRS de trabalhadores dependentes teve início a 1 de Abril e termina no final do mês. Já os trabalhadores independentes têm o mês de Maio para entregar as declarações.

Sem comentários:

Enviar um comentário