A Apple recusou-se a colaborar com as autoridades e o FBI teve de arranjar um outro método para aceder ao iPhone do atirador de San Bernardino. O diretor do FBI revelou o montante que foi pago.
O diretor James Comey diz que o FBI pagou mais para desencriptar o iPhone de Sayed Farook do que ele irá ganhar nos próximos sete anos e quatro meses que irá ficar no cargo. Sabe-se que o salário anual de Comey é de 183 mil dólares, ou seja, sem bónus, nem comissões, irá ganhar 1,34 milhões no que falta do resto do contrato.
A revelação foi feita no Aspen Security Forum e o diretor respondeu ainda que considera que o valor foi bem empregue. O software usado vai poder ser usado para desbloquear outros iPhones 5C com iOS 9. Sabe-se que 84% de todos os dispositivos, correm o iOS 9 e que, só nos EUA, estão em circulação cerca de 16 milhões de iPhones 5C.
Com a posição defendida pela Apple a ser apoiada por outras gigantes como a Google ou a Facebook, há neste momento um debate sobre se as empresas devem enfraquecer propositadamente a encriptação usada, de forma que possa ser quebrada pelas autoridades.
Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário