quinta-feira, 21 de abril de 2016

BCE mantém taxa de juro zero

É oficial: o Banco Central Europeu (BCE) deixou hoje as taxas de juro inalterados, depois de as ter reduzido em Março para níveis historicamente baixos, para impulsionar o crescimento económico na zona euro.
A instituição monetária deixou a taxa directora em zero, enquanto a taxa de juro aplicável à facilidade permanente de cedência de liquidez se mantém em 0,25% e a taxa de depósitos permanece em -0,40%.
O presidente do BCE, Mario Draghi, vai explicar estas decisões, que já eram esperadas pelos analistas, numa conferência de imprensa prevista para as 13h30 (hora de Lisboa).
Em Portugal, conselho de ministros aprova hoje o Plano Nacional de Reformas. Reforma das pensões, construção e modernização de linhas ferroviárias, reabilitação e investimento na sustentabilidade ambiental. São quatro eixos centrais do Programa de Reformas que contêm mais de 120 medidas que o Governo de António Costa promete executar até 2020. Este plano que deverá ser hoje aprovado em Conselho de Ministros, conjuntamente com o Programa de Estabilidade, e custará mais de 33 mil milhões de euros. Leia aqui o documento.
Entretanto, a Autoridade da Concorrência suspendeu temporariamente  a investigação ao processo de actuação concertada na banca, segundo informou em comunicado. Na base desta decisão da AdC está uma decisão do Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão (TCRS) de suspender o processo conhecido como “processo da banca” até haver sentença sobre os vários recursos interlocutórios apresentados pelas visadas na investigação da Autoridade da Concorrência (AdC).

Sem comentários:

Enviar um comentário