A Linha
Nacional de Emergência Social (LNES) é ativada telefonando para o 144 e está
vocacionada para situações de “vulnerabilidade e desproteção resultante de não
estarem asseguradas, a breve prazo, as condições mínimas de proteção pelo que
se impõe uma intervenção urgente e encaminhamento para os serviços” e de
“vulnerabilidade e desproteção, resultante de não estarem asseguradas as
condições mínimas de proteção e que constituam um perigo real, atual ou
iminente, necessitando de uma intervenção social imediata.”
A época de
incêndios de 2017 promoveu a ativação da linha que continua a prestar apoio de
emergência alguns dias após os final dos eventos de crise imprevista.
Entre os
grupos prioritários servidos pela referida linha contam-se as pessoas sujeitas
a:
Violência
em contexto doméstico
Ausência ou
perda de autonomia
Abandono
Desalojamento
Sem-abrigo
Crianças e
jovens em situação de perigo
O número,
recorda-se, é o 144.
A segurança
Social articulará, na sequência dos contactos feitos para esta linha, as ações
a desenvolver com outras entidades.
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