segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Vírus no Facebook e LinkedIn

O vírus está instalado num ficheiro que aparenta ser uma simples imagem e pode ser partilhado através do Facebook e do LinkedIn.
Um novo vírus foi detetado nas redes sociais. É conhecido como Locky e está incluído na categoria de ransomware – vírus que se apodera do sistema operativo a fim de solicitar um pagamento ao utilizador para que o acesso lhe seja devolvido. O vírus é composto por um ficheiro encriptado e disfarçado numa imagem aleatória e está a espalhar-se pelo Facebook e LinkedIn.
~

O vídeo acima foi gravado pela Check Point Software Technologies, Ltd. para demonstrar como é fácil cair no erro de abrir a imagem infetada. Este vírus aproveita-se de falhas de segurança existentes em ambas as redes sociais.
Depois de o utilizador cair no erro de abrir a imagem, enviada através do chat de uma das redes sociais, o computador será infetado e o utilizador terá de pagar um montante exigido pelo proprietário do vírus para que este lhe devolva o acesso.
Segundo o The Financial Express, o tipo de programa onde este vírus é incluído não consta como um dos mais perigosos, o que acaba por o tornar mais perigoso ainda, uma vez que os sistemas de segurança não o vão considerar como uma grande ameaça por estar associado a uma rede social.
Segundo a mesma fonte, os responsáveis da CheckPoint entraram em contacto com as duas redes sociais para alertar quanto ao problema, mas não se sabe ainda que medidas estão a ser tomadas por parte do Facebook e do LinkedIn.
Para evitar o contágio basta que não efetue o download de nenhuma imagem que seja enviada através das redes sociais, para não correr o risco de ser o ficheiro infetado.

JAPÃO QUER TER O SUPERCOMPUTADOR MAIS RÁPIDO DO MUNDO EM 2018

A Reuters avança que o Governo nipónico vai investir o equivalente a 162 milhões de euros no desenvolvimento de um novo supercomputador com um desempenho de 130 petaflops.
A empresa tecnológica que ficará responsável pelo projecto, com o nome de código ABCI (AI Bridging Cloud Infrastructure), vai ser dada a conhecer no próximo mês de Dezembro.
Este supercomputador deverá entrar em funcionamento em 2018. Vai ser utilizado pelas empresas nipónicas que actualmente dependem exclusivamente dos serviços disponibilizados pela Google e pela Microsoft, assim como no desenvolvimento de novos serviços e aplicações.


DIVULGADAS CARACTERÍSTICAS DE NOVO SMARTPHONE DA MICROSOFT

O CEO da Microsoft, Satya Nadella, sugeriu recentemente que a empresa está a desenvolver um novo smartphone.
De acordo com uma notícia do site Nokia Power User, o dispositivo móvel apresenta um ecrã QHD de 5,5 polegadas, um processador Snapdragon 835 da Qualcomm e uma bateria com tecnologia Quick Charging 4.0. É ainda sugerido que a Microsoft dispõe de dois protótipos do smartphone Windows 10 Mobile com 4 e 6GB de RAM.
Segundo a mesma notícia, a Microsoft prevê apresentar este smartphone no terceiro trimestre de 2017.


Contas bancárias estão a ser atacadas com cartões clonados

Uma burla informática com cartões clonados estará na base das várias queixas apresentadas este fim de semana em várias esquadras da zona Margem Sul do Tejo, informa o Correio da Manhã.
Uma burla informática com cartões clonados estará na base de várias queixas apresentadas este fim de semana em diferentes esquadras da PSP da zona Margem Sul do Tejo, segundo conta o Correio da Manhã (CM) na edição impressa desta segunda-feira.
De acordo com o jornal, os titulares das contas atacadas deram pelo sucedido quando consultaram o seu extrato bancário e perceberam que tinham existido movimentos de quantias avultadas. De acordo com um pessoa contactada pelo CM e que foi uma das vítimas do ataque “foram feitos levantamentos de 100 euros [o máximo permitido são 400 euros] durante a noite”. “Liguei para a linha de apoio do meu banco, onde me disseram para apresentar queixa imediatamente à PSP”.
As autoridades estarão a tentar perceber de que forma foram copiadas as bandas magnéticas dos cartões, e quais as caixas multibanco onde foram colocados os sistemas de cópia de cartão.
É sabido ainda que a SIBS, entidade gestora da rede multibanco, já tinha recebido da entidade homóloga espanhola um pedido de ajuda, após ter sido detetada uma rede de burlões a atuar junto à fronteira com Portugal.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Atualização das pensões em 2017

A atualização das pensões de mais baixo valor foi uma das bandeiras da 'geringonça' no OE2017. Mas o tema ainda vai aquecer debate na especialidade. A seguir Mais vistas FOTOGALERIA Assim eram os anjos da Victoria's Secret em 1982 AUMENTO DE VENDAS Os 20 carros mais vendidos na Europa GATRONOMIA As melhores tascas e petiscos do Porto APPLE Esqueça o iPhone 7. Prepare-se para o bombástico 2017 FOTOGRAFIA As You Are. Antes de lavar os dentes, passear o cão e aplicar o eyeliner Foi um dos temas orçamentais que exigiu mais tempo de negociação entre o governo, o PS e os partidos à sua esquerda, mas a fórmula encontrada não agradou às bancadas mais à direita, deverá suscitar propostas de alteração e animar a audição na especialidade com o ministro Vieira da silva, que decorre esta sexta-feira. Fique a par do que está previsto e que irá mexer com a vida dos pensionistas no próximo ano. Que pensões que vão ser aumentadas? Até agora, a lei em vigor previa a atualização de todas as pensões até 1,5 Indexantes de Apoios Sociais (o IAS, que atualmente está fixado em 419,22 euros) em linha com a taxa de inflação média sem habitação apurada em dezembro. Esta lei, recorde-se, esteve suspensa entre 2011 e 2015, pelo que nesse período apenas as pensões de valor mínimo entre as mínimas (até 275 euros) foram sendo aumentadas. Em 2017 será diferente porque o governo alterou a lei e estendeu às pensões até 2 IAS (ou seja até cerca de 838 euros) esta atualização em linha com a inflação, que se estima ser de 0,7%.
Quando ocorre este aumento? O aumento é feito em janeiro, mas como as entidades que pagam as pensões começam a processá-las com bastante antecedência, poderá acontecer que o novo valor só chegue à conta dos reformados em fevereiro. Mas virá com retroativos a janeiro. Quantas pensões serão aumentadas? Tendo em conta que a atualização abrange todas as pensões até 2 IAS, serão atualizadas 2,7 milhões de pensões. Dito de outra forma: terão aumento em 2017 perto de 92,7% das pensões pagas pela segurança social ou 86,3% o total se se considerar também o universo da Caixa Geral de Aposentações (CGA). E o aumento de 10 euros como será feito? Além deste aumento em linha com a inflação, está previsto um novo aumento que chegará em agosto e que, somado ao de janeiro, totalizará 10 euros. A proposta do governo é que sejam abrangidos por esta subida adicional todas as pensões até 1,5 IAS (628 euros) e que não tenham sido alvo de qualquer aumento entre 2011 e 2015. O acréscimo até 10 euros é por pensionista. Estima-se que esta medida chegue a 1,5 milhões de reformados. As atualizações ficam-se por aqui? Não. Terão também um acréscimo as pensões entre os 2 e os 6 IAS e que será calculado à luz da inflação, abatido em 0,5 pontos percentuais (o que dá 0,2%). Complemento Solidário para Idosos: O governo vai lançar uma campanha junto dos idosos que indiciam reunir o perfil para beneficiar do Complemento Solidário para Idosos – que está sujeito a prova de condição de recursos – tendo identificado 146 mil pessoas nesta situação. A campanha, que terá por mote “A olhar por todos”, incluirá notificações por carta (que começam a chegar a casa dos potenciais beneficiários a partir da próxima semana), anúncios publicitários e a ajuda da GNR, das farmácias e das administrações regionais de saúde. O governo atualizou este ano o valor de referência do CSI e já prometeu atualizá-lo em linha com a inflação em 2017. Contribuição Extraordinária de Solidariedade acaba? Sim. Já estava previsto que a taxa aplicada às pensões de mais elevado valor fosse totalmente eliminada em 2017 e é isso que vai suceder. Assim, os reformados que recebem pensões de valor acima dos 4611,42 euros recuperam a totalidade do seu rendimento. E como vai ser pago o subsídio de Natal? Em 2017 o subsídio de Natal vai ter algumas diferenças face ao que sucedeu nestes últimos anos. Até agora, este subsídio tem sido pago em duodécimos. Em 2017, metade será paga em novembro (CGA) ou dezembro (segurança social) e a outra metade será paga em ‘prestações’ mensais.